12 de janeiro de 2010

Primeira semana...

Olá pessoal!
Estamos quase completando uma semana de curso, e as coisas começam a tomar forma. E estamos no I Modulo!

Estamos tendo aula de Sociologia da Juventude, com o professor Renato, e também sobre a História dos Jovens, com o professor Hilário.

Falando um pouco das matérias, primeiramente na sociologia, ficou marcante para mim a questão de "estudar juventude é estudar a sociedade", pois é nela que as situações mais latentes se tornam mais evidentes! Também o aspecto da moratória, que é esse período da juventude. Como encaramos? Como trabalhamos e focamos nossos trabalhos (PIA, Projeto de Vida, etc..)?Aqui vimos que o que caracteriza esse período/processo não é apenas a "formação para ser um adulto" perfeito, e sim também um período em que se tem tempo! E como o lazer e a cultura é essencial para a formação da subjetividade desse jovem!
Discutimos também alguns estilos juvenis, como punk, hip hop, rap, e também o piche!

Na história da Juventude, que só tive duas aulas, estamos vendo a organização juvenil no tempo e no espaço´. Ma sé algo amplo... Tipo: Incas, Maias, Guaranis, Idade Média, Grécia, Roma, no Judaismo, etc... Muito Bom!

É isso.

Mais para o final da semana teremos o Seminário: "Perspectivas de Juventude", em comemoração dos 10 anos da Pós. Será legal porque conhecereos mais alguns professores e importante pela discussão de alguns temas ligados a juventude.

Um comentário:

EDER disse...

Que bom filho que vc esta gostando da pós espro quie volte logo para podermos partilhar tudo o que esta degustando por ai.
beijos... volta logo em

EDER.