11 de janeiro de 2008

Cara-Metada???

Segue uma história hebraica, recontada pelo pensador Leonardo Boff, que quer esclarecer a unidade plural do ser humano, masculino e feminino. Explica a atração profunda que eu sinto. Fundamenta a vontade de se fundir com o outro, numa só realidade viva e único ser, através do AMOR.
.
Espero que gostem e comentem!!!
.
"Originalmente o ser humano era simultaneamente masculino e feminino. E ao mesmo tempo varão e mulher. No mesmo e único corpo, tinha rosto e aparelho genital masculino na frente e feminino atrás.
Por causa do pecado, Deus cortou este ser ao meio. Assim se separaram o homem e a mulher, cada um com seu respectivo corpo. Por isso, homem e mulher vivem até hoje separados.
Mas, por uma paixão inata, eles estão incansavelmente à procura de sua respectiva cara-metade. Sentem-se atraídos um pelo outro. Apaixonam-se mutuamente. Enamoram-se. Amam-se. E, por fim, se casam.
Quando se unem amorosamente, fundem-se então um no outro. Tornam-se novamente uma só carne. E assim refazem o fazem o projeto originário de Deus."
Leonardo Boff

2 comentários:

FLAVIO disse...

Também conheço uma versão sobre o amor, só que com anjos atrapalhados. Era mais ou menos assim:
Eles deixaram que os pares caíssem lá do céu e se perdessem, agora estão tentando juntar de novo, mas as vezes erram, isto explica porque os casais se separam, não são os pares originais, ou "cara-metade"

Anônimo disse...

Também já tinha escutado....

Me lembrei de Eros, o Deus grego que representa o Amor (cupído)...