16 de julho de 2010
Juventude, Comunicação e Linguagem.
Inauguramos um blog:
http://www.especialistasemjuventude.blogspot.com/
Nele publicamos diversos materiais sobre juventude... Vale a pensa olhar e conferir.
Nós, Juvenólogos, precisamos estudar a comunicação, pois é um dos meios de sociabilização, além de estar lincado com a tecnologia, que facilita diversos fatores que influe na categoria juvenil!
Bom proveito!
14 de julho de 2010
Romaria da Pastoral da Juventude! 18 de Julho!
Aos
Pjoteiros e Pjoteiras da
Arquidiocese de São Paulo!
Estamos nos aproximando do grande momento, o momento da tão esperada e sonhada 16ª Romaria da Pastoral da Juventude!
A Romaria nesse ano carrega o tema: “Jovens em construção de políticas pela vida”, que vem de encontro com todas as discussões realizadas por nós sobre o extermínio e a violência que atinge a juventude. E com o lema: “Das águas que nos trazem Maria resgatando nosso jeito de ser e fazer”.
Nós, jovens da Arquidiocese de São Paulo, fazemos parte do SP1, um sub-regional, que juntamente com outros formam o Regional Sul 1, que é o estado de São Paulo.
Dessa forma, nos encontraremos em Guaratinguetá, na Igreja de Frei Galvão, com outros jovens e outras jovens da PJ das outras Regiões da nossa Arquidiocese e também jovens de todos os cantos desse nosso estado de São Paulo.
Juntos, peregrinaremos! . . . . . . . . Refletiremos! Sobre a Vida que queremos e nosso jeito de ser e fazer...! Juntos, vamos fazer a Marcha estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens! Juntos também celebraremos a Vida!
O Nosso encontro será as Margens do Rio Paraíba, onde Nossa Mãe Cidinha apareceu aos pobres e libertou os escravos.
Vamos juntos com Nossa Mãe Cidinha e com Frei Galvão, mostrar nossos rostos, mostrar nossas mãos, mostrar nossos sorrisos e nosso modo de ser Igreja e de ser Jovem!
Uma só força!
Um só pensamento!
Um só coração!
P...J!Coordenação
PJ - Arquidiocese de São Paulo
8 de julho de 2010
Realidades...
e minha família!
4 de julho de 2010
Julho....
Estou novamente na CAJU, em Goiânia. Chegamos nessa madrugada e as aulas começam amanhã pela manhã...
Além de ser um momento de estudo, é um momento de avaliação e revisão de vida, de caminhada... O caminho será o mesmo, mas como será esse trajeto... isso sim está em fase de revisão.
Ahh... cortei o cabelo ontem, e n gostei. Ficou muito curto!!!!! rs
Saudades das pessoas que me fazem bem.
4 de junho de 2010
Ser Professor....
Aliás, "professor de história" é minha formação.
Na 4ª feira (02/06/2010) fui para escola mais cedo, assim que sai do CEDECA, onde trabalho, e preparei a aula final sobre a Revolução Russa, que já vinha sendo trabalhado nas aulas anteriores com a turma.
Elaborei um pequeno texto introdutório para passar aos jovens e uma série de pontos para serem refletidos, problematizando alguns fatos de nossa realizade tendo como referência e ponto de partida o desfecho da Revolução, com Stalin no comando.
Ao chegar na sala fui surpreendido com apenas 8 alunos presentes, e que apresentavam-se calmos e atenciososo, já que por falta de alguns professores, pude adiantar minhas 2 ultimas aulas para as 2 primeiras.
Na hora, pensei e anulei o texto introdutório e porpus uma roda de conversa sobre o tema, afim de nela realizar as reflexões planejadas.
A aula fluiu de maneira inacreditavel, com a participação de todos os alunos, que se inquietaram visivelmente com a história. Foi satisfatório ouvir as perguntas e as indignações dos jovens com o comunismo que não vingou. E de ouvir as minhas colocações expondo pontos de reflexão sobre a violência e a paz.
Fiquei realizado e afirmei: Apesar de tudo, vale a pena estar aqui!
Ao final da aula, questionei um dos jovens sobre a aula, apontando para ele como era possivel acontece ruma aula dinâmica, com respeito, tato entre os alunos e na relação minha com eles (sem gritar, por exemplo), e o jovem me falou:
- Lógico professor, você não deu aula, não passou nada na lousa.
Bateu o sinal, desejei boa noite, sai da sala pensando e afirmando...: Apesar de tudo, vale a pena estar aqui!
Haja fé.
23 de maio de 2010
...i a vida...
O temp onão para a vida não para... E nessa doidera, a vid amuda também.
Os sonhos se tornam realidades, ou permanecem sonhos, mais ou menos desejados como antes...
Mas é isso....!
Estamos em Maio, quase final de maio.
Sem finais de semana até agosto!
Isso me traz um sentimento de exaustão, mas ao mesmo tempo de existência e inserção no mundo!
É doido, me sinto cheio de gente e vazio de gente ao memso tempo!
Té mais.
27 de janeiro de 2010
Parece que chegamos ontem, mas o cansaço é de bem mais de um mês!
Passou rápido mas foi muito intenso esse período de estudos.
Tivemos aulas:
- Sociologia da Juventude – Ms. Renato Souza
- História da Juventude – Dr. Hilário Dick
- Juventude no Mundo Contemporâneo – MS. Liciana Caneschi
- Juventude no Mundo Contemporâneo - MS. Lourival Rodrigues Silva
- Metodologia Científica – Ms. Eduardo Sugisaki
Estudar pela manhã, pela tarde e ainda ter que estudar nas noites não é fácil. Para relaxar um pouco tivemos algumas festas, que realmente foram fundamental, tanto para a distração e refrescar um pouco a cabeça dançando, comendo, bebendo e extravasando (risos), como para fortalecer o vinculo entre os alunos e a turma da CAJU que também participam.
Acredito que o mais puxado, porém importante, está sendo a elaboração de um artigo para a matéria de Sociologia, que temos que entregar até o final do Modulo. Nesse artigo temos que elaborar um texto que fale sobre o que estamos pretendendo pesquisar com os autores discutidos em sala, nessa matéria.
Estou elaborando um artigo intitulado “Violência: Marginalização e Criminalidade juvenil”, por ser essa a linha da pesquisa que pretendo trabalhar. Assim que finalizar, publico aqui para todos verem e palpitarem.
Estamos também em processo de elaboração de nosso projeto de pesquisa, que parece poder ser entregue até julho. Vamos ver... Mas a angústia pelas definições da linha, tema, objeto, métodos, é tremenda... Também a escolha do orientador!
É isso.
Segue algumas fotos...!
To com saudades da minha família, dos meus amigos/as, do minha rotina, d aminha vida!
.jpg)
Na sala: Keli, Fábi, Igor, Glaucia.
.jpg)
Apresentação de trabalho.
.jpg)
Rô, Igor, Ligia, Sú, Jana, Iraci, um pedaço da Maria.
.jpg)
Final da festa. Pense!
.jpg)
Bagunça na sala. Volta do lanche das 10h.
.jpg)
Distração: músicass!
20 de janeiro de 2010
Despedida do Hilário
Paralelamente com essa disciplina, encerramos a "História da Juventude" com Hilário Dick, e iniciamos "Psicologia da Adolescência e Juventude" com a Liciana.
Hilário nos mostrou o que é ser um especialista em Juventude, com toda sua sabedoria, seu carinho e dedicação pela história!
Com seus 77 anos, ainda demosntra vigor no trabalho com a juventude e indignação diante da violência que atinge a juventude!
(durante às aulas)
(na elaboração de uma cartaz)
(Vanessa, Keli, Hilário, Eu)
(com Oni - turma de SP)
(no bar -despedida pós aula!)
14 de janeiro de 2010
Imagens

Aulas de "Sociologia da Juventude" - Com Renato

Sarau poético, com os companheiros de Pós, Susana e Oni.
12 de janeiro de 2010
Primeira semana...
Estamos quase completando uma semana de curso, e as coisas começam a tomar forma. E estamos no I Modulo!
Estamos tendo aula de Sociologia da Juventude, com o professor Renato, e também sobre a História dos Jovens, com o professor Hilário.
Falando um pouco das matérias, primeiramente na sociologia, ficou marcante para mim a questão de "estudar juventude é estudar a sociedade", pois é nela que as situações mais latentes se tornam mais evidentes! Também o aspecto da moratória, que é esse período da juventude. Como encaramos? Como trabalhamos e focamos nossos trabalhos (PIA, Projeto de Vida, etc..)?Aqui vimos que o que caracteriza esse período/processo não é apenas a "formação para ser um adulto" perfeito, e sim também um período em que se tem tempo! E como o lazer e a cultura é essencial para a formação da subjetividade desse jovem!
Discutimos também alguns estilos juvenis, como punk, hip hop, rap, e também o piche!
Na história da Juventude, que só tive duas aulas, estamos vendo a organização juvenil no tempo e no espaço´. Ma sé algo amplo... Tipo: Incas, Maias, Guaranis, Idade Média, Grécia, Roma, no Judaismo, etc... Muito Bom!
É isso.
Mais para o final da semana teremos o Seminário: "Perspectivas de Juventude", em comemoração dos 10 anos da Pós. Será legal porque conhecereos mais alguns professores e importante pela discussão de alguns temas ligados a juventude.
10 de janeiro de 2010
Espaço CAJU
Bjs e Abraços,
Rafa
9 de janeiro de 2010
Especialização em Juventude.
Pretendo utilizar esse espaço para partilhar um pouco dos aprendizados e também para matar um pouco da falta que meus amigos e companheiros me fazem no não poder partilhar sobre tais conhecimentos novos!
Espero, e já vi que será possivel, que a Pós melhore minha atuação junto a juventude.
Agora, basta estudar, sonhar, e atuar!!!
Segue link da CAJU.
http://www.casadajuventude.org.br/index.php?option=content&task=view&id=2722&Itemid=2
Bjs e abraços,
Rafa